Introdução: As Raízes da Crise Social e a Ilusão do Passado
A crise social brasileira não é um acidente de percurso, mas o resultado de um projeto histórico de exclusão e injustiça social. Para compreender as mazelas do presente, é imperativo lançar um olhar crítico sobre o nosso passado, especialmente sobre períodos que forjaram uma falsa sensação de estabilidade. Durante a Ditadura Militar (1964-1985), o Brasil vivenciou um crescimento econômico excludente, sustentado pela supressão de direitos e por uma “falsa segurança”. Enquanto a propaganda oficial exaltava o “milagre econômico”, milhares de brasileiros viviam à margem da sociedade, imersos na pobreza absoluta e em índices alarmantes de analfabetismo. Essa herança estrutural — que também carrega a dívida histórica com a população negra, historicamente despossuída de terras, e com os povos originários dizimados — continua a ecoar nas periferias de nossas cidades.
A Educação como Ferramenta de Emancipação e Gestão
É nesse contexto que a educação se revela não apenas como um direito, mas como o pilar central para a melhoria da administração pública e para a qualificação de toda a classe política. Sem uma escola pública de excelência, perpetuamos um ciclo trágico: eleitores sem acesso ao capital cultural necessário para a leitura crítica da realidade e políticos sem o preparo técnico e ético exigidos para a gestão do Estado.
Aqui, a figura do educador Paulo Freire é incontornável. Em sua obra Pedagogia do Oprimido, Freire nos ensina que a educação não deve ser “bancária” (um mero depósito de informações), mas sim uma prática de liberdade. A educação libertadora permite que cidadãos e gestores públicos compreendam as raízes dos problemas estruturais do país. Apenas conhecendo a fundo a história nacional, os governantes terão condições de entender como os problemas sociais se arrastam há décadas e, assim, formular políticas públicas que ataquem as causas, e não apenas os sintomas.
A Opção pelos Pobres, a Rede de Apoio e a Luta de Classes
Em paralelo à pedagogia freireana, a Teologia da Libertação, impulsionada por diversos padres católicos e teólogos latino-americanos, desempenhou um papel vital na organização das bases populares. Ao instituir a “opção preferencial pelos pobres”, essa corrente teológica promoveu a criação de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), formando uma rede de apoio mútuo.
Ajudar os mais pobres e criar essa rede de proteção social gera um fluxo virtuoso: impulsiona a organização comunitária, fomenta a economia local (pela inserção de novos atores no mercado de consumo) e atua diretamente na segurança pública. Sob essa ótica, a histórica “luta de classes” ganha uma nova dimensão. Não se trata apenas do embate destrutivo entre capital e trabalho, mas da necessidade urgente de um novo pacto social. A verdadeira paz social não advém da força policial, mas da justiça distributiva e do consenso entre as classes, onde o desenvolvimento econômico só é legítimo se for compartilhado.
Milton Santos e a Geografia da Desigualdade Urbana
Para fundamentar essa análise, recorremos ao brilhante geógrafo brasileiro Milton Santos. Em sua obra O Espaço do Cidadão, Santos cunhou o conceito de “cidadanias mutiladas”, explicando como o espaço urbano no Brasil foi historicamente produzido para segregar. Segundo ele, “A força da alienação vem dessa fragilidade dos indivíduos que apenas conseguem identificar o que os separa e não o que os une.”
A falta de investimento adequado por parte de prefeitos em cidades menores, muitas vezes negligenciada pelos governadores, provoca o êxodo urbano. Milhares de pessoas migram para os grandes centros em busca de sobrevivência, ocupando o solo de forma desordenada devido à ausência de políticas habitacionais. O resultado é o caos estrutural: superpopulação, desordem urbana e a proliferação da criminalidade. Quando a gestão municipal ignora ferramentas fundamentais como o Plano Diretor, o saneamento básico e o transporte público, a vida urbana entra em colapso. A criminalidade, nesse cenário, floresce tanto pela absoluta falta de renda quanto pela cultura da marginalização (a “malandragem” como tática de sobrevivência em um ambiente hostil).
O Papel do Estado: Da Federação aos Municípios
Por fim, é preciso compreender a engrenagem do pacto federativo brasileiro. Projetos de desenvolvimento e transferência de renda em nível federal — como os programas implementados nos governos do presidente Lula, que possuem um olhar focado na erradicação da miséria — são fundamentais para o alívio imediato da pobreza. Contudo, o ciclo da vida cidadã se concretiza na ponta: nos estados e municípios.
Não será a figura isolada de um presidente, seja Lula ou qualquer outro líder, que transformará a realidade micro-local. Essa responsabilidade recai sobre os prefeitos, vereadores, deputados estaduais e governadores. São eles que precisam modernizar a legislação, desburocratizar a máquina pública e executar as obras de infraestrutura.
Conclusão e Soluções Práticas
Para que o Brasil forje uma nova identidade, próspera e justa, o Estado deve atuar como indutor do desenvolvimento. As soluções práticas exigem:
- Revolução Educacional na Gestão Pública: Criação de escolas de governo obrigatórias para candidatos e gestores, baseadas na leitura crítica da realidade nacional (inspiradas em Darcy Ribeiro e Paulo Freire).
- Planejamento Urbano Integrado: Cumprimento rigoroso do Estatuto da Cidade, transformando os Planos Diretores em instrumentos de inclusão social, e não de especulação imobiliária, conforme alertava Milton Santos.
- Tecnologia e Transparência: Fortalecimento das instituições de controle e fiscalização, investindo pesadamente em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) para digitalizar e dar transparência total à administração pública, combatendo a corrupção de forma sistêmica.
- Pacto Social pelo Emprego: Incentivo fiscal atrelado à geração de emprego local, fixando as populações em suas cidades de origem e aliviando a pressão sobre as metrópoles.
Somente ao aliar a consciência histórica de nossos passivos estruturais a uma gestão pública moderna, transparente e focada no ser humano, o Brasil deixará de ser o país do futuro para ser, finalmente, o país do presente.








